quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Quem foi HANNAH ARENDT e sua contribuição para a EDUCAÇÃO.

Hannah Arendt é uma pensadora da política e da liberdade
Hannah Arendt (nascida Johanna Arendt); Linden, Alemanha, 14 de outubro de 1906 
foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX.
Hanna Arendt ficou presa em um campo de concentração no nazismo por um general chamado Adolf Eichmann que no fim desse regime militar foi preso e levado a julgamento pela morte de centenas de pessoas “judia” em Jerusalém. Hanna conseguiu sair do campo de concentração graças a um visto de estudante que lhe foi concebido, quando ouviu falar que o general que avia lhe mantido presa durante o regime estava sendo julgada em Jerusalém ela lecionava em uma faculdade nos Estados Unidos e se propôs a entrevistá-lo para um jornal da época.
Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária e publicou obras importantes sobre filosofia política. (as origens do totalitarismo em 1951, a condição humana em 1958 e eichimann em jerusalem em 1963) Contudo, recusava ser classificada como "filósofa" e também se distanciava do termo "filosofia política"; preferia que suas publicações fossem classificadas dentro da "teoria política".
 Arendt se situava de forma crítica ante a democracia representativa e preferia um sistema de conselhos ou formas de democracia direta.Entretanto, ela continua sendo estudada como filósofa, em grande parte devido a suas discussões críticas de filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Martin Heidegger e Karl Jaspes, além de representantes importantes da filosofia moderna como Maquiavel e Montesquieu. Seus trabalhos sobre filosofia existencial e sua reivindicação da discussão política livre, Arendt tem um papel central nos debates contemporâneos.
Hannah Arendt acreditava que só é possível dar um significado ao mundo, na
medida em que os homens tomarem consciência de que o mundo, este mundo no qual
vivemos, é resultado de artefatos humanos que trazem em seu bojo individualidades,

que somadas formam um constructo coletivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário