quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Quem foi AUGUSTE COMTE e sua contribuição para a EDUCAÇÃO.

Segundo pesquisas realizadas,Auguste  Comte filósofo francês,surge no final do séc.VXIII. Segundo ele, a humanidade passa por três etapas sucessivas:
O estado teológico: Durante o qual o homem explicava a natureza por agentes sobrenaturais.
O estado metáfisico: na qual tudo se justificava através de nocões abstratas como essência,substância,causalidade etc...
O estudo positivo,o atual,onde se buscam as leis científicas.
Valorizava a auto-formação e a atividade espontânea da criança.
A teoria da nova escola buscava uma educação que fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo,se transformasse porque a sociedade estava em mu-
dança neste período.Vários movimentos se criaram em torno dessa teoria.
Centrado na preocupação de colocar á criança no centro das perspectivas educativas,cujas práticas tinham com intenção,trazer para as crianças a alegria de viver, o re-
gozijo, o movimento espontâneo e as risadas.
Os positivistas crêem que o conhecimento se explica por si mesmo,necessitando apenas ser estudioso,recuperá-lo e colocá-lo a mostra com o auxílio do empirísmo.
O método positivista consiste na observação dos fenômenos subordinando á imaginação á observação.
O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras:real,útil,certo,preciso,relativo,orgânico e simpático .Comte preocupava-se em elaborar um sistema um sistema de valores adaptado á realidade que o mundo vivia na época da Revolução industrial,valorizando o ser humano, a  paz e a concórdia universal.O positivísmo teve forte influência no Brasil.
Na área da teologia rejeitava, por se basear no sobrenatural e não no ,materialísmo científico.No fim da vida,ele chegou a preconizar a construção de templos positivistas,onde a humanidade,e não a divindade,seria venerada.O filósofo via a humanidade,e não a divindade,seria venerada,e também a via como uma entidade una,que chamou de grande ser.
Auguste Comte foi um dos filósofos que marcou mais a cultura brasileira.É o seu lema estampado em nossa bandeira."Ordem e progresso".A frase tenta passar a imagem de que cada casa em seu devido lugar,conduziria para perfeita orientação ética da vida social.
O positivísmo, como será chamada a filosofia de Comte ,não é possível estabelecer qualquer espécie de ordem,e fazer com que esta dure,se não for compatível com o progresso,se este não for consolidado pela ordem.
A busca das condições básicas( respeito aos seres humanos,salários dignos etc...); e o melhoramento do país (em termos materiais,intelectuais e principalmente morais.

Saber organizar (avançar) para que a criança tenha progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário